Geral

Conheça as tendências da aprendizagem digital

Em um mundo cada vez mais conectado entre redes, sempre ativo na internet, se torna fundamental que o gestor de uma empresa conheça as tendências da aprendizagem digital e aplique no funcionamento do seu negócio.

Esse dado ficou mais evidente com a chegada da pandemia de covid-19. Afinal, esse foi o momento em que diversas práticas habituadas ao presencial se transformaram completamente para que pudessem ser realizadas a partir do meio digital sem perder qualidade.

Pessoas que não sabiam usar certos aplicativos tiveram que se virar da noite para o dia, enquanto aqueles que já estavam “craques” nos comandos das tecnologias não passaram por tantas dificuldades.

Com isso, hoje em dia, a imersão nesse meio se intensificou pois, por exemplo, o sistema híbrido se tornou comum.

Ainda assim, muitas ferramentas tecnológicas e o seu potencial de otimização ainda são desconhecidos por algumas pessoas. 

Se você deseja conhecer mais sobre esse tema, fique conosco neste artigo que explicaremos o que é a aprendizagem digital e as principais tendências existentes no mercado.

O que é aprendizagem digital?

A aprendizagem digital é o termo usado para designar qualquer meio de ensino ou aprendizado que funcione a partir de tecnologias digitais. 

São práticas que tornam o trabalho, seja no quesito comercial ou educativo, do cliente ou para o funcionário, bastante ágeis, fáceis e produtivas.

Em se tratando do ensino, por exemplo, permite um maior engajamento por parte dos alunos, tendo em vista que as crianças e jovens nasceram rodeados pela internet de alta velocidade, smartphones e TVs inteligentes.

No mundo do trabalho, isso pode ser verificado em alguns modos de produção como, por exemplo, serviços de topografia

Nesse caso, os profissionais realizam os desenhos a partir de ferramentas digitais.

Quais os mecanismos de aprendizagem digitais disponíveis?

Ao ler este artigo, provavelmente você já está tentando imaginar algumas possibilidades para as tendências da aprendizagem digital que iremos apresentar. 

Isso porque estamos rodeados por ferramentas avançadas proporcionadas pelo mundo conectado em rede.

Contudo, como essa é uma área em constante mudança e aprimoramento, é importante estar atento às tendências do setor e as possibilidades proporcionadas.

Por exemplo, pense em uma decoração apartamento feita com uma mesa digital ou um programa online. 

Aqui a criatividade ganha outros ares e tudo fica mais fácil de avaliar a partir da digitalização, tanto pelo profissional ao criar os detalhes quanto para o cliente que consegue visualizar os detalhes que serão empregados em seu lar.

Essa é uma das tendências da aprendizagem digital existentes atualmente. Conheça as principais nos tópicos abaixo.

Modelo remoto e sistema híbrido

Entre as tendências da aprendizagem digital, o modelo remoto e o sistema híbrido entram como possibilidades de adaptação necessárias para um bom desenvolvimento da equipe.

Esses dois termos se tornaram mais usados após a pandemia de covid-19. Afinal, tanto a educação quanto o trabalho tiveram de se adaptar. 

Neste momento, pais, alunos, professores, até mesmo gestores da escola e diversos profissionais começaram a realizar suas principais atividades de casa e precisaram adaptar o modelo de trabalho e educação.

Já após o relaxamento dos casos e protocolos, a educação e o trabalho se tornaram híbridos, devido às vantagens percebidas e adaptações implementadas durante o isolamento. 

Isso porque esse modelo consiste, em outras palavras, em mesclar atividades digitais, em casa, e presenciais, no local de trabalho.

Das escolas de ensino médio ou superior para as empresas de administração de condomínios, todas tiveram de pensar em outros modos de trabalho. 

Assim, juntamente ao sistema remoto e híbrido que surgem e/ou se consagram novidades e ferramentas que marcam as tendências da aprendizagem digital.  São elas:

  • Aprendizado mobile;
  • Gamificação;
  • Sistemas de nuvem;
  • Realidade virtual

Com isso, se torna cada vez mais essencial que você se adapte para pelo menos uma dessas ferramentas, de modo a manter o negócio competitivo. Se você não sabe o que são ou como funcionam, chegou a hora de conhecê-las a seguir.

  1. Aprendizado mobile

É fato que hoje em dia é difícil se deparar com alguém que não tenha um celular. Essa é uma ferramenta que já se tornou parte da rotina, estando sempre à mão, bolso ou mochila.

Nesse sentido, usar o celular como meio de aprendizado é essencial para tornar os processos mais ágeis e produtivos.

Seja um tablet ou smartphone, certifique que todos os alunos ou funcionários da sua equipe possuam um bom aparelho e comece a unificar a sua rede e atividades considerando aplicativos e softwares desenvolvidos para o negócio.

No trabalho, essas ferramentas tornam possível criar espaços de comunicação para trocar informações e estabelecer mudanças. 

Assim, por exemplo, o funcionário pode passar rapidamente o orçamento obra residencial por celular para o contato do cliente.

Gamificação

Usar dinâmicas de videogames em atividades escolares e de trabalho é ótimo para fazer com que os alunos/colaboradores engajem e aprendam melhor. Esse é o processo de gamificação, também presente como uma das tendências de aprendizagem digital.

Tanto nos celulares quanto tablets e notebooks, existem diversos sites, aplicativos e programas que auxiliam na criação de jogos educativos. 

São jogos que vão afetar diretamente os mecanismos de trabalho em equipe, memória, raciocínio lógico, estratégia e muitas outras funções mentais.

Usar a gamificação em processo de aprendizado é essencial em um momento em que os jogos online estão cada vez mais populares entre todas as gerações, atraindo jovens garotos e garotas para disputas e competições amigáveis.

Você também pode usar em sua equipe de trabalho, em casos de dinâmicas para aproximar a equipe ou capacitar novos colaboradores, ou mesmo desenvolver novos projetos, como a confecção de uma sala sob medida, de forma otimizada e inovadora.

Sistemas de nuvem

No mundo conectado pela internet, um dos medos de qualquer aluno ou funcionário é que o seu trabalho seja excluído repentinamente e não seja mais possível resgatá-lo. Graças aos sistemas de nuvem, essa preocupação pode ser deixada de lado.

Estamos falando sobre o compartilhamento e arquivamento de diversos documentos dentro de pastas virtuais, ou seja, na nuvem.

Nesse contexto, aplicativos e mecanismos podem ser acessados de qualquer lugar, basta apenas ter seus dados de acesso memorizados e a internet conectada.

É a partir desses sistemas de nuvem, sendo o Google Drive o mais famoso e tradicional deles, que muitos professores compartilham as tarefas com seus alunos de forma segura.

Inclusive, existem algumas possibilidades bastante avançadas como provas online a partir desses sistemas. Há também o caso dos alunos assistirem as aulas salvas nesses sistemas direto de casa, por exemplo.

Geralmente, o acesso pode ser feito direto da escola ou de casa, seja pelo celular ou computador, facilitando todo o processo. 

Também é essencial ter um sistema organizado de nuvem no trabalho de uma empresa, para ter a certeza que todo o planejamento não seja perdido com uma queda de energia, documentos importantes possam ser acessados rapidamente a qualquer momento, ou mesmo equipes possam atuar em conjunto devido ao fato do arquivo estar disponível online.

E isso serve para diversos segmentos, das empresas de manutenção de elevadores até para outras mais tradicionais, como lojas de roupas.

Realidade virtual

Pode parecer ideia de filme, mas é bastante possível encontrar entradas em mundos imersivos sem tirar o pé do chão, a partir de óculos especiais de realidade virtual, por exemplo.

Como das tendências da aprendizagem digital, a potência existente dentro desse mecanismo é infinita, fazendo com que o aluno veja o interior de um museu sem chegar até o local. 

Outra possibilidade é treinar para situações de perigo dentro de realidades virtuais controladas, por exemplo, desenvolvendo profissionais de áreas mais técnicas.

É realmente incrível imaginar casos como o mercado de construção civil visualizando projetos enormes envolvendo drywall Belo Horizonte antes de aplicar a estrutura efetivamente, avaliando as possibilidades e riscos.

Com a realidade virtual, você também pode reunir os colegas de trabalho dentro de um só lugar, projetado para esse fim, de modo a trazer as sensações e vantagens dos escritórios, mesmo que cada um dos funcionários estejam separados por quilômetros de distância, ou mesmo que os professores/alunos ainda estejam em casa.

Dentre as tendências da aprendizagem digital, essa é uma das mais modernas, ultrapassando qualquer divisão entre o sistema híbrido, remoto ou presencial. 

Por conta disso, se mostra um investimento interessante para estudar e aplicar, seja você o dono de uma empresa de construção com foco em móveis com estrutura de ferro ou uma escola de ensino médio avançada.

Orientações finais

Agora que você conhece as principais tendências da aprendizagem digital, é hora de estudar com profundidade e aplicar aquele que mais fizer sentido para você, dentro da sua escola ou empresa.

As possibilidades são inúmeras e as ferramentas não param de evoluir. 

Nesse sentido, é preciso sempre estar atualizado, aprendendo diariamente com o que está chegando de novo e saber mesclar todos os conhecimentos, observando as mudanças do mercado.

Ao estar por dentro desses mecanismos, você poderá avançar na competitividade e se tornar uma referência para o seu nicho, tomando decisões mais acertadas para o sucesso do negócio.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

.

.

.


Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!