Geral

Conheça as múltiplas inteligências e saiba quais as suas

A definição de pessoa mais ou menos inteligente começa na infância, com base em alguns parâmetros sociais. Contudo, hoje sabe-se que há mais de um tipo de inteligência, relacionando-se as aptidões e desenvolvimentos pessoais. Por isso, é importante que se conheça as múltiplas inteligências.

A teoria das inteligências múltiplas surgiu justamente para explicar que a inteligência engloba diferentes domínios.

Ou seja, um indivíduo pode não ser profundamente proficiente com questões lógicas, mas se sai muito bem em outras áreas, como a linguística.

Então, entender essa teoria será um passo importante, para você saber como melhorar o seu desempenho e desenvolver a si próprio, possíveis colaboradores ou demais pessoas, bem como reconhecer potenciais.

Conheça a teoria das Múltiplas Inteligências

A teoria das inteligências múltiplas foi criada na década de 1990 pelo psicólogo Howard Gardner, durante sua pós-graduação. Isso porque, na época Gardner se perguntou se o teste de QI era realmente suficiente para medir a inteligência humana.

Ele acreditava que a inteligência poderia ser abordada sob muitos aspectos e que os indivíduos tinham diferentes tipos de inteligência e habilidades mentais, o que deu origem à teoria.

As inteligências múltiplas descrevem como cada pessoa exibe suas habilidades cognitivas, sempre de forma única.

Tal habilidade nada tem a ver com a velocidade de resolução de testes, mas sim com as próprias habilidades e competências do indivíduo, que podem se manifestar em diferentes áreas do conhecimento – desde conhecimentos de oficina automotiva até matemática, por exemplo. 

Nesse sentido, Gardner criou uma lista com tipos de inteligência, que não são únicas e amplamente aceitas, mas tentam incluir as habilidades mais valiosas da sociedade. Conheça-os a seguir.

  1. Naturalista

A inteligência naturalista refere-se à qualidade da conexão com o meio ambiente, ligada a um profundo conhecimento da natureza e a capacidade de gerenciá-la, seja em relação aos animais, à planta e à geologia.

  1. Espacial

É a capacidade de observar e capturar com precisão o mundo visual e espacial e fazer alterações nele.

Mais ainda, é a capacidade de interpretar e criar imagens, utilizando recursos como:

  • Cor;
  • Forma;
  • Textura;
  • Espaço físico.

Pessoas com essa inteligência desenvolvida conseguem se orientar, decorar o ambiente da consultoria de contabilidade, organizar objetos e identificar elementos em harmonia. 

Por conta dessas aptidões são especialistas em artes visuais, moda, arquitetura e design.

  1. Linguística

Essa é outra inteligência que é apreciada e desenvolvida durante a escolarização. Está ligada à capacidade do indivíduo de se expressar de forma eficaz e clara, verbalmente ou por escrito, e compreender o que lê ou ouve.

São pessoas que sabem raciocinar e comunicar mesmo conceitos complexos sobre auditoria contábil com facilidade. 

Normalmente são bons escritores, jornalistas, poetas, conferencistas e oradores públicos, como os políticos.

  1. Existencial

Essa inteligência está ligada à capacidade do indivíduo de refletir sobre questões profundas, como a própria existência, o sentido da vida e assuntos espirituais.

Pessoas com inteligência existencial buscam respostas para esses tipos de problemas.

Pode parecer um pouco com inteligência interior, mas ainda é relevante para o trabalho de filósofos, professores, conferencistas, teólogos e outras profissões cujo objetivo é inspirar as demais pessoas.

  1. Emocional

Envolve emoções, autopercepção, consciência social, gestão interpessoal e interna. Nessa área, é possível identificar como cada indivíduo expressa as emoções e a melhor forma de lidar com elas.

Uma pessoa com inteligência emocional bem desenvolvida é capaz de equilibrar a inteligência interpessoal e introspectiva, enquanto desempenha bem ambas.

Essa habilidade é cada vez mais valorizada, principalmente nas empresas, pois gestores e colaboradores com excelente equilíbrio emocional são capazes de lidar com as situações com calma e estratégia.

  1. Física

Também conhecida como inteligência cinestésica, inclui tudo relacionado ao movimento do corpo humano.

Isso inclui a capacidade de controlar o corpo, fazer movimentos e também perceber os sinais que o corpo envia para avisar quando é o momento de cuidar mais de si ou dos demais.

Desenvolvê-la até certo ponto é interessante para todos os indivíduos, incluindo gerentes e funcionários, pois envolve também o reconhecimento de necessidades, como comer, beber, descansar, respirar, ou ainda sinais de fadiga e estresse.

Todos estes, quando não identificados e abordados, podem causar sérios danos à saúde do indivíduo e, portanto, afetar a produtividade do trabalho.

  1. Interpessoal

A inteligência interpessoal é uma das mais conhecidas, principalmente no ambiente de serviços contabilidade e demais ambientes corporativos. É a capacidade de liderar, comunicar e gerenciar relacionamentos.

Indivíduos com inteligência interpessoal são proativos, independentes e empáticos, capazes de entender os desejos, sentimentos e motivações dos outros. Essas características os tornam líderes eficazes e carismáticos.

Quando não há vontade de liderar, as habilidades interpessoais dessas pessoas se refletem em sua capacidade de mediar conflitos e se relacionar com pessoas de personalidades diferentes.

  1. Intrapessoal

Ao contrário da inteligência interpessoal, as pessoas com essa inteligência têm um talento especial para entender e gerenciar a si mesmas.

Elas sabem identificar facilmente suas emoções, medos e motivações, bem como tomar decisões que correspondam aos seus verdadeiros desejos.

Considerada um tipo raro de inteligência, a inteligência interior também está ligada à liderança e reconhecimento próprio, inclusive de seus limites.

Como podem se entender em um nível profundo, compreendendo sentimentos e emoções, as pessoas com essa inteligência também podem entender o que as pessoas ao redor querem, sentem e pensam. 

A diferença é que são líderes prudentes que modelam ações e comportamentos.

  1. Lógico-matemática

Quem apresenta tal inteligência tem muita facilidade em resolver problemas lógicos e matemáticos. Eles também têm uma grande capacidade de memória.

Não são apenas matemáticos e cientistas que têm esse tipo de inteligência. Médicos, profissionais de TI, administradores e contadores também tendem a ter alta inteligência lógico-matemática.

  1. Musical

É possível afirmar que a inteligência musical é um dos tipos mais raros, e consiste na identificação de sons mais facilmente.

Isso significa que as pessoas com essa aptidão, ao ouvir música ou sons em geral, conseguem identificar diferentes padrões e notas e os compreendem rapidamente.

Com isso, eles podem ouvir e processar sons além da capacidade da maioria das pessoas, e também podem criar novas músicas e harmonias que nunca foram vistas antes. É como se eles pudessem “ver” através dos sons.

Algumas pessoas têm inteligência tão avançada que podem aprender a tocar instrumentos musicais sem quaisquer aulas.

Assim como a inteligência espacial, é um dos tipos de inteligência que está intimamente relacionado à criatividade.

Como conhecer a inteligência pode ajudar as empresas no desenvolvimento de pessoas?  

A teoria das inteligências múltiplas é valiosa para a educação empresarial e pode produzir ótimos resultados na gestão de condomínios 

De fato, reconhecer a competência de cada indivíduo é o primeiro passo para criar estratégias para melhorar seu desempenho e produtividade.  

Entre essas estratégias estão a orientação operacional e a personalização do aprendizado de acordo com as capacidades de cada colaborador. 

Todos são únicos, com diferentes histórias de vida, personalidades e limites, portanto, estender o desempenho a diferentes modelos e caminhos de aprendizado pode ajudar os funcionários a aumentarem sua capacidade de demonstrar habilidades.  

Tudo isso traz alguns benefícios diários para qualquer empresa, pois além de criar um ambiente mais agradável e colaborativo, também aumenta a produtividade e a motivação da equipe, melhora a comunicação interna e contribui muito para a implementação de aperfeiçoamento contínuo.

Como já podemos perceber, a teoria das inteligências múltiplas sugere que as pessoas podem desenvolver diferentes capacidades, dons e talentos ao longo da vida, mesmo que se desenvolvam mais facilmente dentro de determinados aspectos, e isso não as limita.

Certas áreas do conhecimento não podem ser ignoradas pela dificuldade em outras áreas. 

Assim, é possível compreender a sabedoria de cada indivíduo e utilizá-la em benefício do projeto elétrico residencial, construindo um ambiente mais seguro para que os colaboradores possam se dedicar ao desenvolvimento. 

Isso traz uma série de benefícios para o negócio, como melhor comunicação interna, maior produtividade, redução de erros e custos, bem como o aumento e melhora de desempenho.

De que forma usar a teoria no ambiente profissional?

No local de trabalho, os gerentes devem usar a teoria das inteligências múltiplas para avaliar de qual inteligência cada funcionário tem mais evidências, não simplesmente assumindo que existem pessoas inteligentes e outras não.

Ao entender a inteligência de cada pessoa, é possível direcionar as atividades de acordo com a capacidade delas e, assim, facilitar os processos e aumentar a produtividade do serviço de contabilidade preço.

Por exemplo, um funcionário com uma inteligência linguística e comunicativa bem desenvolvida pode ser voltado para atendimento ao cliente ou vendas.

O próprio funcionário também deve descobrir quais são as inteligências que possui, focar nelas e utilizá-las para aprimorar e se desenvolver em sua vida profissional e pessoal.

O uso da teoria das inteligências múltiplas na vida cotidiana permite que as pessoas se entendam melhor, desenvolvam suas habilidades e permaneçam motivadas.

Assim, é importante lembrar que nenhuma inteligência é mais importante que outra e todas têm aplicação no nosso dia a dia e, inclusive, podem se complementar em diferentes aspectos.

Considerações finais

O desenvolvimento profissional de um funcionário especializado em laudo técnico de inspeção predial vai muito além de cursos e capacitações.

O conhecimento dos tipos de inteligência serve para gestores e colaboradores se situarem, principalmente quanto às diferenças entre os colegas de trabalho e criarem desenvolvimentos individuais, considerando as competências e histórias de cada colaborador.

Tendo uma noção mais completa, é possível montar times equilibrados e delegar tarefas com excelência. 

Por isso, a teoria das inteligências múltiplas se mostra muito útil para qualificar resultados e tornar as pessoas mais competentes e realizadas com suas jornadas profissionais, bem como a empresa mais rentável.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

.

.

.


Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!