Geral

Conheça as ferramentas de RH para investir

A implementação de ferramentas de RH coopera com a excelência dos trabalhos realizados por essa equipe tão importante para a captação e gerenciamento dos talentos de forma adequada.

Inclusive, pode-se dizer que a área atua nos “bastidores” da empresa e de seus processos, sendo responsável pelo sucesso geral das organizações. 

Devido tamanha importância, é crucial que o setor possa atuar de forma plena e com os recursos necessários. Afinal, sem ferramentas eficazes, as atividades de RH (Recursos Humanos) acabam caindo na lista de prioridades, muitas vezes resultando em gerenciamento ruim e resultados abaixo da média, impactando no resultado geral da organização.

Investir em ferramentas de RH é uma das melhores maneiras de criar uma base sólida para os negócios. 

Essas ferramentas apoiam a equipe de RH dentro das responsabilidades diárias, assim como ajudam os funcionários a terem sucesso na execução dos trabalhos, da abertura de empresa Simples Nacional aos processos rotineiros de gerenciamento, por exemplo.

Desse modo, escolher as ferramentas de RH certas para dar suporte às suas operações cotidianas promove um efeito positivo no desempenho geral, propiciando que a empresa continue a crescer.

O que são ferramentas de RH?

Os processos de RH precisam estar em conformidade com várias regulamentações do setor, e o gerenciamento desses processos, quando feito manualmente, pode ser demorado. 

É por isso que há uma ampla variedade de aplicativos para ajudar no gerenciamento contínuo de funcionários, até mesmo assessoria trabalhista para evitar percalços financeiros ao longo do tempo.

As ferramentas de RH aproveitam a tecnologia para criar automação nos processos. O objetivo é reduzir o trabalho e ajudar os membros da equipe de RH a economizar tempo e esforço. 

Com ferramentas práticas de RH, é possível reduzir os gastos e obter melhores resultados.

Benefícios ao investir em ferramentas de RH

A automação transforma o departamento de RH, proporcionando uma variedade de benefícios para a organização. 

A seguir estão alguns benefícios notáveis ao investir em ferramentas de RH.

  1. Precisão 

O uso da automação ajuda a reduzir o risco de erro humano nos processos diários. 

Afinal, com a automação, uma ferramenta de RH oferece mais opções de rastreamento de dados e gerenciamento de funcionários. 

Embora não se possa evitar todos os erros, boas ferramentas podem reduzir possíveis problemas sobre avaliação patrimonial, por exemplo, otimizando o tempo e o dinheiro necessários para corrigir os erros.

  1. Consistência 

Uma empresa precisa de processos de RH consistentes para garantir o trato de todos os funcionários de forma justa e igual. 

À medida que as regulamentações de RH se tornam mais complexas, esses sistemas são essenciais para empresas de todos os tamanhos, contribuindo para a padronização de alguns processos e qualificando a análise.

  1. Tempo economizado

Dependendo do tamanho da empresa, é preciso identificar quanto tempo a equipe de RH gasta em tarefas que podem ser automatizadas, até mesmo junto ao setor de contabilidade fiscal, visto a necessidade de alinhamento entre as equipes.

Nesse contexto, as ferramentas de RH reduzem a necessidade de fluxos de trabalho manuais repetitivos, bem como possibilitam integrar as informações necessárias em um sistema, facilitando a consulta de todos os profissionais e equipes que precisam desse acesso.

  1. Eficiência 

Quando se automatiza processos, os funcionários de RH têm mais tempo disponível a cada dia, para que possam se concentrar em atividades que agregam valor à organização, como:

  • Fornecer treinamento;
  • Identificar gargalos de mão de obra;
  • Melhorar o relacionamento com os funcionários;
  • Verificar folha de pagamento.

Isso pode ajudar a melhorar a satisfação dos funcionários. A eficiência aprimorada também tem um impacto nos resultados. 

  1. Custo 

Conforme as ferramentas de gerenciamento de RH e contabilidade fiscal e tributária reduzem as horas de trabalho dos funcionários, provavelmente se nota a economia aumentando ao longo do tempo, fazendo com que o custo de implementação se torne mais valioso.

  1. Competição em mercados globais

A tecnologia está se tornando o núcleo de todos os processos de negócios, nos mais diversos segmentos e departamentos corporativos.

Se as pequenas empresas querem competir com gigantes globais no mercado, investir em software de tecnologia e ferramentas de RH é uma necessidade que não pode ser ignorada.

Ferramentas de RH para investir em capital humano

As ferramentas empregadas no setor de RH tem diversas funcionalidades, dentre as quais, muitas são praticadas no dia a dia. 

Dessa forma, é preciso entender como elas podem ser bastante úteis dentro de um departamento de Recursos Humanos, e como os próprios funcionários podem ser beneficiados no processo. 

  1. Treinamento de equipe

Treinamento e educação estão entre os investimentos mais importantes em capital humano que as empresas, dentro de qualquer segmento, podem fazer. 

É também uma das partes mais cruciais do processo de planejamento de capital humano, tão necessário para o cenário produtivo em que o mundo se encontra.

Afinal, grande parte da indústria, por exemplo, é muito orientada por processos e tarefas. Novas estratégias e tecnologias podem economizar muito dinheiro para as empresas quando implementadas corretamente. 

Essa implementação geralmente começa com o treinamento de setores e, em alguns casos, até mesmo com terceirizados, como uma empresa de consultoria contábil que presta serviços fora do ambiente corporativo. 

  1. Contratação estratégia de mão de obra

A força de trabalho de uma empresa pode aumentar ou diminuir a lucratividade. Portanto, contratar as pessoas certas é, em última análise, um investimento crucial em capital humano.

Desde a base operacional de uma empresa até os cargos que se referem ao executivo, em todos os patamares, a contratação estratégica de profissionais qualificados faz toda a diferença na produtividade e cadeia de comando.

  1. Digitalização de processos

A instalação de diferentes programas digitais e softwares ajudam a impulsionar os setores produtivos modernos, permitindo que empresas otimizem processos e visualizem dados com muito mais precisão.

Como esses programas economizam tempo dos trabalhadores e os ajudam a se tornarem melhores dentro do cargo que ocupam. Com isso, as empresas mais experientes geralmente veem o uso das plataformas como investimento, de certa forma, em capital humano.

Dependendo da ferramenta de RH disponível em um escritório de contabilidade em SP, o investimento de recursos humanos se torna particularmente poderoso. Com ela, as empresas podem alcançar fluxos de gestão de força de trabalho.

A ferramenta coloca os principais dados relacionados ao capital humano, como taxas de utilização de força de trabalho, com apenas alguns cliques, permitindo que os gestores tomem decisões de pessoal com confiança.

  1. Incentivos e retenção de talentos

Os incentivos podem ser muito poderosos na perspectiva de melhorar a produtividade do capital humano e reter os melhores talentos.

Eles vêm em muitas formas, incluindo:

  • Benefícios do trabalhador;
  • Bônus vinculados a determinados marcos;
  • Clima organizacional de eficiência;
  • Salários competitivos.

Usados ​​corretamente, esses incentivos e ferramentas de Recursos Humanos empregados podem gerar benefícios muito superiores aos custos associados.

Custo da implementação ferramentas de RH

Quando se trata de investimentos baseados em tecnologia, existem custos esperados que um líder deve considerar antes de calcular o ROI (Return Over Investiment), ou seja, o retorno sobre investimento no setor de Recursos Humanos.

Primeiro, o custo fixo da solução, pois as tecnologias modernas têm custos de assinatura mensais que, em muitos casos, são muito menores em comparação com os custos únicos anteriores.

Esses custos, incluindo migração de dados, instalação e manutenção de um planejamento sucessório familiar, podem ser mitigados junto a parceiros empresariais e comerciais. 

Isso resulta em redução nos custos de treinamento de pessoal e funcionários de RH no uso da nova solução de software.

Muitas empresas levam em consideração apenas o custo original da solução, além das despesas mensais ao calcular todo o investimento. 

Dessa forma, o melhor é estar preparado para as despesas iniciais. 

Quando uma empresa apresenta um novo software de gerenciamento de RH, é preciso ser claro sobre os custos únicos e recorrentes e incluí-los ao calcular o ROI de recursos humanos. É importante considerar, também, os retornos a longo prazo.

Tecnologia de IA de Recursos Humanos

Os portais de aprendizado também podem ajudar os funcionários na tentativa de atualizar os conhecimentos dentro de um próprio tempo e ritmo. 

Os sistemas de gerenciamento de aprendizado baseados em nuvem que usam IA (Inteligência Artificial) podem oferecer cursos personalizados, ajudar os funcionários a colaborar melhor ou se envolver em ‘educação móvel’ a qualquer hora e em qualquer lugar.

Ferramentas e tecnologia de RH também estão reinventando o setor de recursos humanos. Mais empresas estão aproveitando a IA, análise de dados e outras tecnologias para melhorar o recrutamento e o gerenciamento de funcionários. 

Por exemplo, a IA permitirá uma função de RH mais inteligente, rápida e responsiva, desde o recrutamento até o treinamento. 

Ele complementa as atividades dos gestores de RH, tornando o processo de leitura de currículos e vídeos mais eficiente e facilitando a análise e acompanhamento dos dados com mais precisão.

Conclusão

A tecnologia é o futuro, e não há como duvidar disso.

Por isso, líderes ou gestores precisam considerar quais impactos e necessidades de equipes e empresas, de modo a fazer um investimento em tecnologia de forma qualificada, o que inclui avaliar a eficácia que as ferramentas de RH podem proporcionar.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

.

.


Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!